O prefeito Flavinho Vieira, o secretário de educação, Rui Vilela, e representantes do Sicredi Cerrito, incluindo o gerente da agência, Abel Ropke, a gerente de negócios, Rose Ossanes, e a analista Dienifer Drawanz, se reuniram na manhã de hoje (01) em seu gabinete. O encontro foi focado em uma parceria estratégica para levar a educação financeira às escolas municipais de Cerrito. A colaboração, que visa implementar o programa Cooperação na Ponta do Lápis, demonstra o compromisso da administração municipal em fornecer ferramentas essenciais para o futuro dos estudantes.
O principal objetivo da iniciativa é a criação de um projeto piloto focado nas turmas iniciais. A ideia é introduzir o tema da educação financeira de forma lúdica e acessível, utilizando atividades que estimulem o aprendizado de conceitos como poupar, planejar e tomar decisões conscientes. Essa abordagem, adaptada para as crianças, busca despertar o interesse e a compreensão sobre o valor do dinheiro e a importância de fazer escolhas inteligentes desde cedo.
A expectativa é que o projeto não apenas ensine as crianças a lidar melhor com o dinheiro, mas também as ajude a desenvolver habilidades essenciais de planejamento e responsabilidade. Ao começar nas séries iniciais, a iniciativa estabelece uma base sólida para que os alunos construam um futuro financeiro mais seguro e consciente, beneficiando não só a eles, mas também suas famílias e a comunidade de Cerrito como um todo.
Fonte: Secretaria Especial de Gabinete - SEG
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS