A Prefeitura de Cerrito, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 21 e 22 de julho a 9ª Formação Continuada – Jornada Pedagógica 2025. O evento reuniu professores, equipes diretivas e profissionais da educação para discutir temas essenciais e estratégicos para a educação pública do município. A iniciativa reafirmou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino, a valorização dos educadores e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e transformador.
A Jornada Pedagógica teve uma programação diversificada, abordando desde a saúde mental dos professores e o acolhimento de mães atípicas, até temas cruciais como inclusão e autismo e a construção de um plano antirracista nas escolas, mediado pela palestrante Liziane Pereira Lima. O evento também incluiu capacitações práticas, como a oficina de Primeiros Socorros e Manobra de Heimlich, ministrada por enfermeiras da UBS Central, e um momento de relaxamento para o bem-estar dos educadores.
O secretário municipal de Educação, Rui Cesar de Ávila Vilela, destacou que a formação contínua é a "espinha dorsal da qualidade do ensino", ressaltando a importância de ter professores valorizados e protagonistas. O prefeito José Flávio Vieira de Vieira reforçou o compromisso da administração em priorizar a educação, afirmando que "investir em educação é investir no futuro de Cerrito". A participação massiva e engajada dos profissionais da educação demonstrou o esforço coletivo para aprimorar as práticas pedagógicas, consolidando a educação pública de Cerrito como um pilar de equidade e transformação social.
Confirma a galeria completa de fotos do evento nesta página a seguir 📸
Fonte: Secretaria Municipal de Educação - SME
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS