Ir para o conteúdo

Prefeitura de Cerrito
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Serviços
Histórico do Município

História

O nome Cerrito surgiu em 1780 com a chegada de imigrantes africanos, italianos e alemães, estes colonizadores chamavam o município de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Segundo informações de descendentes dos primeiros colonizadores, originou-se Cerrito por ser um lugar bastante elevado e estar muito próximo de cerros e coxilhas. Uma das designações dadas pelos índios referia-se a montículos sepulcrais que significa: ponto culminante do lugar (Cerro Pelado ), cruzamento histórico dos heróis portugueses em peleias farroupilhas.

A origem de Cerrito foi a localidade de Cerrito Velho, que devido ao seu grande progresso foi elevada à categoria de município pela Lei nº 154, de 05 de agosto de 1848, não chegando a ser instalado e tendo sido tornado sem efeito no ano de 1857. Com seu desenvolvimento paralisado, os moradores de Cerrito Velho começaram a imigrar para a sesmaria de Manuel José Gomes, situada na margem esquerda do Rio Piratini. Nesta época, em 12 de dezembro de 1844, é inaugurada a Estação de Cerrito, que mais tarde tornou-se Vila Cerrito.

Paralelamente à Vila Cerrito, desenvolvia-se o núcleo de Santa Cruz ou Maria Gomes, situado na margem direita do Rio Piratini, que com passar do tempo denominou-se Olimpo e atualmente Pedro Osório.

Formação Administrativa

Desmembrado de Pedro Osório, Cerrito é elevado à categoria de município e distrito pela Lei Estadual nº 10.656, de 28/12/1995. O município é instalado em 1º/01/1997, constituí-do de três distritos: Cerrito, Alto Alegre e Vila Freire (ex-Freire).

O Município de Cerrito foi criado em 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 10.656, tendo como município de origem Pedro Osório. Localizado no Extremo Sul do Estado do Rio Grande do Sul, possui uma área de 451,9 km² e 6.738 habitantes. Possui a economia voltada ao setor agropecuário tendo como maior expressão a produção leiteira com criação de gado da raça Jersey e produção de matrizes leiteiras reconhecida por sua categoria genética produzindo leite de excelente qualidade, em torno de 09 milhões de litros ao ano.

Constituído por pequenas propriedades rurais e minifúndios, destaca-se a produção de milho, soja, pêssego arroz e a avicultura.

Na zona urbana destacam se as olarias, com grande produção de tijolos, que é comercializado em toda a Região Sul.

Galerias de Fotos Vinculadas
28/12/2020
As Belezas de Cerrito

Cerrito possui muitas belezas. Lugares que trazem consigo histórias, lembranças e sentimentos. Pensando nisso, e com recursos da Lei Federal Aldir Blanc, o município apresenta hoje a galeria “As belezas de Cerrito”. Uma coleção de fotografias que retratam a história e toda beleza da nossa cidade e interior através dos olhares das fotografas Bruna Ferrer, Ana Luiza Bacelo e Eunice Vellar.



 

Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Comunicação Cerrito RS

Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia