14 NOV 2023
MUNICÍPIO ADQUIRE NOVOS EQUIPAMENTOS DE SAÚDE
Na manhã desta segunda-feira (13) o prefeito Douglas Silveira recebeu em seu gabinete a secretaria de saúde Luiza Colvara e a fonoaudióloga do município Elian Schutz, onde na ocasião foi entregue dois novos aparelhos para o serviço de fonoaudiologia da cidade. Apresentados pela fonoaudióloga, no ensejo foram entregues um audiômetro e um imitanciometro, equipamentos de alta complexidade para a área de terapia fonoaudiológica.

Com este equipamento completo para audiometria é possível realizar diversos exames na área da audição, alguns deles de difíceis acesso na região sul. Sendo possível fazer desde exames simples como audiometria tonal e vocal, onde é avaliado o grau de audição do paciente e se este necessita apenas de uma lavagem no ouvido, até exames mais complexos como a avaliação da membrana auditiva, na qual é possível detectar precocemente infecções mais graves no ouvido.

Nesse equipamento, também é possível realizar o Processamento Auditivo Central, exame que avalia como a criança está ouvindo e compreendendo a linguagem oral. Com este exame pode-se fechar os diagnósticos das diversas patologias ligadas a aprendizagem como dislexia, dislalias entre outras. A fonoaudióloga Elian Schutz explica: “Conseguir avaliar a audição da nossa população, principalmente a das crianças em idade escolar, é fundamental para um bom desenvolvimento físico e educacional da nossa gente”, finalizou.

O prefeito Douglas Silveira celebrou em suas redes sociais a aquisição destes importantes equipamentos que irão dar apoio à crianças nas escolas, pacientes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Bem Estar Social, e também agradeceu as emendas impositivas para o investimento, repassadas no valor de $53,000 sendo destinadas pelos vereadores Bruno Barbosa, Diná Vieira, Pablo Torres, Karina Gonçalves e Moisés Vilela.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - SMS
Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Celestino Garcia e Sara Lopes da Silva