Pedro Osório foi palco, nesta segunda-feira (08), de um evento histórico: a entrega do projeto “Sistema integrado de previsão hidrológica em tempo real e alerta antecipado”, desenvolvido pelo Núcleo Integrado de Previsão (NIP) da UFPel em parceria com as prefeituras de Pedro Osório e Cerrito, Defesa Civil e Governo do RS, projeto que põe os municípios na vanguarda de ações técnicas de combate à desastres.
O projeto trouxe um mapeamento de alta precisão com tecnologia LiDAR, que permitirá atualizar mapas de risco, planejar infraestrutura e orientar ações contra enchentes e outros desastres. O estudo tem precisão centimétrica e escala 1:500, consolidando os municípios como referência nacional em resiliência climática.
A solenidade reuniu os prefeitos Ricardo Alves (Pedro Osório) e José Flavio Vieira (Cerrito), vice-prefeitos, autoridades municipais, estaduais, acadêmicas e militares, como o coronel Luciano Boeira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, o coordenador regional da Defesa Civil Coronel Marcio Facin, a representante do governo do Estado, secretária extraordinária de relações institucionais Paula Mascarenhas, comandante regional da Brigada Militar Alexander Cardoso, capitã Luciana do Corpo de Bombeiros, comandante do exército Zanette, a professora Débora Simões, representando a reitoria da UFPel, o vereador Moisés Vilela, representando a câmara de Cerrito, além da professora doutora Tamara Beskow, coordenadora do NIP e Samuel Beskow e equipe, que destacaram, na apresentação, o caráter inovador e replicável do trabalho.
O evento também apresentou o documentário “24H: A Fúria do Rio Piratini”, lembrando a enchente de 2023, e terminou com homenagens ao NIP e confraternização.
Pedro Osório e Cerrito avançam como exemplos de gestão pública que unem ciência e inovação no combate às mudanças climáticas.
Fonte: Secretaria Especial de Gabinete - SEG
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS