Entre os dias 14 e 29 de maio, a última semana foi marcada por uma importante iniciativa de capacitação em Cerrito, com a conclusão do curso de costura realizado no Centro Administrativo da Vila Freire. Fruto de uma parceria estratégica entre a Secretaria de Saúde, por meio da Oficina Terapêutica, e a Emater, o projeto ofereceu a 10 mulheres de diversas localidades do interior do município a oportunidade de aprender e aprimorar suas habilidades em costura em um total de 30 horas/aula.
Com a instrução da professora Mariana de Souza, e o apoio fundamental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Emater, as participantes mergulharam em um conteúdo prático e abrangente. Elas adquiriram noções essenciais de medidas e modelagem, aprenderam a confeccionar roupas, criar bolsos variados, e dominaram a produção de golas e punhos de camisa. O foco principal do curso foi a confecção de moletons e camisetas, e cada aluna foi presenteada com um kit completo de modelagem feminina e masculina, além de todo o material necessário para dar vida às suas criações. As participantes exibiram com orgulho as peças que produziram, incluindo duas camisetas rosa e um conjunto de abrigo para cada uma.
Mariana Ritta, instrutora do curso, ressaltou a relevância da colaboração com a Prefeitura para a concretização dessa iniciativa. Ela avaliou o curso como "muito produtivo", destacando a intensa interação e o evidente interesse das alunas em desenvolver as técnicas propostas. A expectativa é que as habilidades adquiridas sirvam como uma valiosa fonte de renda extra, impulsionando o empoderamento feminino e contribuindo para o desenvolvimento econômico das comunidades locais.
Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SDR
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS