Ir para o conteúdo

Prefeitura de Cerrito
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
30
30 JUL 2021
PREFEITURA REALIZA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde de Cerrito (SMS), por meio da Comissão Organizadora, realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde na manhã desta sexta-feira (30). O evento online, transmitido pela plataforma Google meet, foi realizado nas dependências da SMS, e teve início às 9h.
 
Participaram junto a secretária de Saúde Maria Luiza Colvara, a Coordenadora Adjunta e Assistente Social, Maria da Graça Souza Porto, o Relator do evento Rodrigo Abraham Eslabão e Fiscal Sanitarista, que contaram com a participação da palestrante Fernanda Cardoso da Silva, bacharel em saúde coletiva, especialista em direito sanitário, mestrado em saúde coletiva pela UFRGS, assessora técnica institucional no COSEMS/RS, atua nas áreas de planejamento em saúde, educação permanente e em vigilância em saúde.
Fernanda Cardoso falou sobre atividades, recursos e serviços disponibilizados pelo SUS, enfatizando os avanços alcançados no sistema de saúde.
 
O debate sobre políticas públicas de saúde foi aberto a todos os segmentos da comunidade, com o tema central: “O SUS é de todos” como o lema,     “Garantia de acesso e melhoria da qualidade em todos os níveis de atenção à saúde”. Durante a conferência foi disponibilizado link, no site oficial do município, com formulário para que os munícipes e participantes sugerissem mudanças e votassem nas sugestões apresentadas.
 
A Conferência Municipal de Saúde têm a finalidade de promover amplo debate, aberto, democrático, construtivo e respeitoso do fortalecimento da Atenção em Saúde, devendo elaborar e deliberar sobre políticas da saúde de âmbito municipal, objetivando reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantido na Constituição Federal.


As sugestões apontadas foram aprovadas com mais de 95% dos votos.
 
 


Confira a seguir " SUGESTÕES" propostas  da 6ª Conferência Municipal de Saúde.
 
 - Avaliação continua do procedimento de acolhimento em toda rede Municipal de Saúde, através de caixa de sugestão e questionário ao usuário, padronizados pela Secretaria de Saúde.
  
- Readequação do espaço físico da Secretaria de Saúde, e demais necessidades.
 
- Implantação de um Núcleo de Educação e Humanização em Saúde, envolvendo integração, treinamento, educação continuada e educação permanente.
 
- Implantação de centros de convivência, com a realização de oficinas de artesanatos, musica, teatro, dança, videoteca, esportes e que estes espaços estejam localizadas em regiões estratégicas da cidade para facilitar o acesso: garantir que estes espaços sejam destinados a qualquer faixa etária, em especial aos adolescentes partindo sempre da demanda real de cada território. Efetivando uma rede de atenção desenvolvendo um trabalho preventivo e terapêutico, em parcerias com outras Secretarias do Município.
 
- Implantar uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (AMENT)                                                                                                               
 
- Contratação ou cedência de um educador físico.
 
- Reestruturação e ampliação do serviço de matricialmento a todas as unidades de saúde, não apenas discutindo casos específicos, mas preparando as equipes de saúde para trabalhar com o transtorno mental.
 
 -Implantar laboratório de prótese dentária municipal.
 
- Qualificação na entrega da água, em 100% no município de Cerrito.





Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Comunicação Cerrito RS
 
Secretarias Vinculadas
Seta
Versão do Sistema: 3.1.6 - 03/11/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia