03 OUT 2019
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ´FAMÍLIA ACOLHEDORA´

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social (SAS), o serviço Família Acolhedora de Cerrito está com inscrições abertas para interessados em compor o quadro de parceiros no acolhimento de crianças e adolescentes. Para ser uma Família Acolhedora é necessário ser maior de 25 anos, morar em Cerrito, sem perspectiva de mudança nos próximos três anos, entre outros requisitos. Após a inscrição, é feita uma capacitação das famílias, com temas relacionados ao acolhimento, conforme explica o coordenador do serviço, Mairo Garcia.

O tempo de permanência da criança acolhida com a família acolhedora é de 18 meses, podendo ser renovado por mesmo período ou tempo que for necessário conforme determinação do juizado. Após o prazo de acolhimento, o destino da criança poderá ser a família biológica ou parentes. Mairo destaca que tanto a retirada quanto a reinserção da criança à família biológica, seguem decisão judicial.

O Secretário de Assistência Social, Ronaldo Torres, avalia o serviço como a melhor modalidade de acolhimento existente. “Nós entendemos que neste momento o mais importante é a criança continuar no município, convivendo com pessoas conhecidas da comunidade, é melhor para o desenvolvimento e garante o convívio familiar”, destacou.

De acordo com Ronaldo, durante todo o processo de acolhimento, tanto a família acolhedora como a biológica passam por acompanhamento de uma equipe formada por psicóloga, assistente social, orientador educacional e equipe de apoio.

A inscrição pode ser feita diretamente no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), situado na rua Manoel Luiz Lucas nº 500. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3254-1185.