13 SET 2019
SEMANA FARROUPILHA INICIA HOJE

­­­Os apaixonados pela tradição gaúcha terão na 23ª Semana Farroupilha de Cerrito motivos suficientes para festejar as façanhas históricas. Com uma programação extensa, oito atrações musicais irão se revezar durante os dez dias de festa. Mais uma vez, a comissão organizadora mantém suas apostas também nas rondas do Galpão Crioulo.

A programação inicia com a chegada da Chama Crioula, hoje, às 15h30. A centelha neste ano foi distribuída no município de Canguçu e será trazida a Cerrito pelo Grupo Tradicionalista Cavaleiros da Amizade e pelos Centros de Tradição Gaúcha Lanceiros do Cerro e Vaqueanos da Tradição, do IEE José Bernabé de Souza.

A abertura da Semana também acontece hoje, na estrutura de pirâmides montada na alameda João Damasceno Caldeira. O palco dará espaço para diversas atrações municipais ao longo da semana. Nos dias 14, 15, 16, 17 e 20, o Grupo Gineteada é responsável por dar ritmo às bailantas, a partir das 21h. Outras personalidades do tradicionalismo, consagradas na região e no estado, também irão abrilhantar o evento: Berenice Azambuja e Grupo Patada, hoje (13); Xirú Missioneiro, neste domingo (15); Tchê Guri, na quarta-feira (18); Grupo Querência, na quinta (19); Rodeio dos Ventos, no próximo sábado (21); e Tchê Garotos, no próximo domingo (22).

Além disso, rondas diárias, sob responsabilidade de segmentos públicos e privados, como a Emater, secretarias municipais e Sicredi, acontecerão no novo Galpão Crioulo, localizado também na Alameda, a partir das 18h. Serão distribuídos, nessas ocasiões, cerca de 500 pratos de iguarias da culinária típica gratuitamente.

O tradicional desfile dos cavalarianos, que ocorre no dia 20, também está confirmado. Os tradicionalistas sairão às 15h do Bairro Oásis e percorrerão as principais ruas do município antes de chegar à Avenida Flores da Cunha, onde ocorre a tradicional cerimônia de 20 de setembro, na qual a Chama Crioula é extinta.

Diferentemente das edições de 2016, 2017 e 2018, quando a administração captou recursos pela Lei Rouanet, de fomento à cultura, a Semana Farroupilha 2019 é promovida com recursos próprios da Prefeitura de Cerrito.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS