Algumas horas após a divulgação do concurso para escolha da musa do Campeonato de Futsal, que inicialmente seria decidido pelo número de curtidas nas fotos enviadas pelos times das candidatas, começamos a receber inúmeras denúncias de uso de programas que geram interações com perfis fakes.
Ao apurármos as ocorrências, que não diminuíram ao longo do dia, constatamos forte indício de curtidas não orgânicas, principalmente de perfis localizados no oriente médio, o que configura “bot”, software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão.
Como é impossível calcular o impacto dessa influência externa e sequer descobrir quem contratou esse serviço, e temendo pela lisura do processo, a Prefeitura de Cerrito decide suspender o concurso para avaliar uma forma mais segura de escolher a candidata autenticamente mais engajada.
Lamentamos precisar tomar essa decisão, mas contávamos com o bom senso. Não é possível prosseguir com a escolha se pairarem dúvidas que coloquem em xeque a credibilidade do concurso.
Assim que a comissão decidir por outro método, divulgaremos aqui na página.
Atenciosamente, departamentos de desporto e comunicação da Prefeitura de Cerrito.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa