A exemplo do outubro rosa, que visa conscientizar as mulheres sobre a prevenção contra o câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Cerrito, através da Secretaria de Saúde, aderiu também ao Novembro Azul, mês dedicado ao debate sobre o câncer de próstata e a importância de diagnosticá-lo precocemente.
Para chamar a atenção sobre a pauta, foram realizadas várias ações direcionadas à saúde preventiva do homem. O prédio da secretaria ganhou as cores da campanha e o laço azul foi incorporado ao brasão do município nas páginas virtuais do executivo. Além disso, uma agende de atividades e palestras junto a comunidade colocou em evidência o assunto, muitas vezes considerado tabu.
De acordo com Renata Solé, responsável pela pasta da saúde, o objetivo é incentivar o público masculino com mais de 40 anos a fazer exames preventivos e consultar com um médico urologista ao menos uma vez por ano. “Estamos trabalhando no intuito de conscientizar o público masculino sobre uma mudança de comportamento em relação à saúde, para procurarem as unidades do município, onde serão atendidos”, explicou.
ENTENDA
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.
A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa