A intenção de adquirir experiência profissional em uma função remunerada levou dezenas de jovens a realizarem, ontem pela manhã (03), a prova do processo seletivo para contratação de estagiários, na EMEF Dr. Jacques da Rosa Machado. Promovido pela Prefeitura de Cerrito, o processo coordenado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) registrou abstenção alta e nenhuma ocorrência.
As provas atenderam a dois diferentes níveis de dificuldade, dividindo os candidatos entre ensino médio e superior. Composta por vinte questões de múltipla escolha, o exame exigiu que os estudantes respondessem perguntas de português, informática e conhecimentos gerais num prazo de três horas.
Contudo, o tempo mínimo para sair da sala, fixado em trinta minutos, foi suficiente para grande parte dos candidatos. Esse foi o caso da universitária Julia Menaré, matriculada no curso de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Não demorei para concluir a prova porque considerei ela bastante acessível, organizada e bem aplicada”, opina.
Opinião compartilhada por Paola Zanetti, que cursa o segundo ano de direito e é candidata a vaga oferecida na assessoria jurídica do município. “O nível de dificuldade oportuniza que mais pessoas alcancem bons resultados e, consequentemente, seus objetivos”, afirma.
De acordo com o CIEE, o número de abstenções foi alto, principalmente se considerado a gratuidade das inscrições. Dos 111 candidatos, apenas 50 compareceram – cerca de 55% de ausentes. Para Karina Simões, analista de relações empresariais do CIEE, o número impressionou. Ela saliente ainda que nenhum incidente foi registrado durante a prova e que escola ofereceu todo o suporte necessário.
Inédito do município de Cerrito, o processo seletivo voltado à contratação de estagiários é uma aposta da atual administração. Para o prefeito Douglas Silveira, a iniciativa demonstra o interesse do executivo em inserir jovens no mercado de trabalho pelo mérito pessoal. “Procuramos oferecer condições iguais para todos os candidatos, de forma que as vagas sejam destinadas aos mais preparados”, ressalta.
A classificação geral dos candidatos, prevista para ser divulgada na quarta-feira (06), decidirá o preenchimentos de vagas existentes e cadastro reserva. Os selecionados de nível superior receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 6,00 a hora e os demais serão remunerados com R$ 5,00.
Gabaritos Cerrito
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa