Na próxima segunda-feira (19), as secretarias de Assistência Social (SAS) e Desenvolvimento Rural (SDR) realizarão uma entrega extra de cestas de hortifrútis adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para cem famílias cadastradas em programas sociais gerenciados pela administração. A ação acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), rua Elda de Souza Dias 126, a partir das 8h30.
O PAA é um aporte do governo estadual que possibilita a aquisição, por parte do executivo municipal, de hortifrutigranjeiros provenientes da agricultura familiar. Em Cerrito, os produtos são distribuídos para famílias em vulnerabilidade social. “As duas partes são beneficiadas e o dinheiro fica no município”, explica o secretário de Assistência Social, Ronaldo Torres.
Todo o processo de cultivo é orientado pela Emater, conforme esclarece o engenheiro agrônomo da instituição, Leandro Andrade. “Os produtores estão sofrendo muitas perdas devido a estiagem que afeta toda a área rural. Então nosso foco neste ano é trabalhar para suavizar os prejuízos”, explica.
Neste mês, 22 produtores participam do convênio. A estimativa é que quatro toneladas de hortaliças e frutas sejam distribuídas em duas datas.
Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa