Na última quarta-feira (20), o município de Pedro Osório realizou a inauguração do Banco Vermelho, um importante símbolo de conscientização, memória e compromisso com a luta contra a violência de gênero. A ação integra a campanha Agosto Lilás, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça, e foi instituída pela Lei 14.942/2024.
Representando o Poder Executivo de Cerrito, a Procuradoria Geral do Município marcou presença no evento por meio da advogada Magda Vaz Funari, reafirmando o compromisso da administração cerritense com o enfrentamento à violência contra a mulher e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção e à igualdade de gênero.
A cerimônia foi promovida pelo diretor do Foro de Pedro Osório, Dr. Marcelo Malizia Cabral, e contou com a participação da promotora de Justiça Luana da Rocha Ribeiro, representantes da OAB, o presidente da Câmara de Cerrito, João Nedi, e o prefeito de Pedro Osório, Ricardo Alves. Em sua fala, o Dr. Marcelo destacou a importância do gesto simbólico diante da dura realidade que muitas mulheres enfrentam diariamente. “Os casos de violência doméstica se multiplicam. Temos muitos notificados, além daqueles que permanecem nos silêncios das casas. Este banco vem compor o visual de Pedro Osório como um alerta permanente”, afirmou.
O Banco Vermelho vai além de um marco físico: é um símbolo de resistência e um apelo constante à reflexão e à ação. A violência contra a mulher é crime e exige o engajamento de toda a sociedade em sua prevenção e combate.
Denúncias podem ser feitas pelo 190 e informações estão disponíveis pelo 180.
Fonte: Secretaria Especial de Gabinete - SEG
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS