O prefeito de Cerrito, Flavinho Vieira e o prefeito de Pedro Osório, Ricardo Alves participaram, na sexta-feira (02), de uma visita técnica promovida pelo Núcleo Integrado de Previsão Hidrológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), liderado pelos professores Samuel e Tamara Beskow, juntamente com a Defesa Civil estadual. A agenda teve como foco o monitoramento hidrológico de pontos estratégicos da bacia do Rio Piratini.
Durante a visita, foram percorridas estações de monitoramento localizadas no Arroio Basílio e no Cerro Chato, áreas que integram a bacia hidrográfica do Piratini. Os locais abrigam equipamentos operados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).
O grupo de pesquisa da UFPel tem sido fundamental na análise e previsão de cheias no Rio Piratini, contribuindo com dados técnicos essenciais durante as duas últimas ocorrências de enchentes que afetaram a região. A visita reforça a parceria entre academia, municípios e órgãos ambientais na busca por soluções sustentáveis e estratégicas para a proteção das comunidades ribeirinhas.
Fonte: Secretaria Especial de Gabinete - SEG
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS