O município de Cerrito recebeu hoje (22) seu primeiro ecoponto para coleta de resíduos eletroeletrônicos, fornecido gratuitamente pela Natusomos, maior fábrica de reciclagem de eletrônicos do país, sediada em Horizontina.
O ecoponto foi recebido pelo Secretário de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente, Ronaldo Torres, e pela diretora de Meio Ambiente, Virgínia Félix. Este é o 106º ecoponto distribuído pela empresa, visando promover a gestão eficiente dos resíduos, fomentando a logística reversa e a economia circular.
Serão recolhidos itens como aparelhos de som, ar condicionado, baterias, bebedouros, cabos, cafeteiras, calculadoras, carregadores, celulares, centrais telefônicas, chuveiros, CPUs, DVDs, estabilizadores, fax, ferros elétricos, fontes de microcomputadores, fornos elétricos, freezers, geladeiras, HDs, impressoras, lavadoras, linha branca, máquinas de escrever, microondas, modems, monitores, notebooks, pendrives, placas, plásticos, receptores, roteadores, servidores, térmicas, teclados, televisões e torneiras.
O ecoponto estará localizado na Praça Luiz Siqueira, nº 03, funcionando das 7h30 às 13h30, junto ao Departamento de Meio Ambiente. A Natusomos realizará coletas periódicas nos dias 10/04/2025, 07/08/2025 e 11/12/2025.
A implementação do ecoponto na comunidade pode ser uma medida eficaz para reduzir a quantidade de resíduos e promover a sustentabilidade. Isso pode contribuir para a conservação do meio ambiente, a educação ambiental. Com isso, a comunidade de Cerrito pode se tornar um exemplo de desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental, preservando o meio ambiente com responsabilidade.
Fonte: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente - SSUTMA
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS