Na última sexta-feira (07) a rede de proteção do município de Cerrito, formada pelo Conselho Tutelar, Conselho da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) onde o encontro que aconteceu no Galpão Crioulo Municipal teve como finalidade abordar a importância da conscientização ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Por conta das condições de calamidade que o estado enfrentou o evento teve nova data e contou com atividades lúdicas em todas escolas da rede municipal e estadual na cidade e interior, com dinâmicas junto de educadores e alunos com a presença de profissionais de diversas áreas. As atividades foram realizadas desde o início do mês e tiveram grande adesão e na última sexta, o encontro teve como público alvo professores e gestores da área da educação.
Na ocasião, participaram na pauta o prefeito Douglas Silveira e o Secretário de Assistência Social Mairo Garcia, a vereadora Diná de Lima representando poder Legislativo, junto do colegiado do Conselho Tutelar e membros do Comdica e CRAS, representante da Brigada Militar; Soldado Goulart, promotora de Justiça, Doutora Luana da Rocha Ribeiro e o Juiz de Direito Doutor Marcelo Malizia Cabral.
Os palestrantes aproveitam o ensejo para elucidar a importância do fortalecimento da rede de atendimento e orientação pertinentes aos presentes para assim intensificar as ações de proteção.
Denúncias sobre violações maus tratos e abusos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona todos os dias, 24 horas por dia.
Neste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania realiza campanha com o mote “Quebre o ciclo da violência”. O objetivo é sensibilizar a sociedade civil a não se calar diante de sinais de violência sofrida por crianças e adolescentes.
Denúncias sobre violações podem ser feitas pelo Disque 100, que funciona todos os dias, 24 horas por dia.
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) estabeleceu, pela resolução nº236 de 18 de maio de 2023, a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” e a flor amarela e laranja como símbolos oficiais do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território nacional.
A resolução também traz algumas ações que devem ser desenvolvidas para conscientização e enfrentamento do problema: