10 MAI 2024
NOTÍCIA
EM VIRTUDE DAS CHUVAS, CERRITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
O município de Cerrito decretou, na manhã de hoje (9), situação de emergência em razão da chuva que assola a região. Segundo levantamento preliminar, o volume de chuvas ocasionou estragos em pontes e estradas, especialmente lavouras, sendo a produção da soja que apresenta perdas significativas com com possibilidade perdas ainda maiores se prognósticos meteorológicos dos próximos dias se confirmarem. Atualmente dezenas de famílias de pequenos cultivadores, pecuaristas e produtores rurais sofrem com os danos dos efeitos climáticos.

O prefeito Douglas Silveira, que acompanha de perto a situação, enfatiza a preocupação do município com o alto volume de chuva. “As últimas chuvas que ocorreram no município atingiram volumes acima do esperado, prejudicando todo nosso sistema de plantação, principalmente de soja e milho. Além disso, a produção de leite também está sofrendo com as adversidades climáticas . Assim como a população em um todo.”, destacou o prefeito, ao assinar o decreto de situação de emergência.

O laudo técnico emitido pela EMATER/RS apresenta ainda uma estimativa de perdas para a produção rural e setor agropecuário. A plantação de soja, por exemplo, pode sofrer queda de 45% em razão das chuvas, podendo esse número ainda aumentar. A cultura do milho, que é a base para produção leiteira, poderá atingir uma perda de 70% para as silagens e 60% no milho de grão em seu produto final. As condições climáticas, além disso, afetaram a oferta de alimento ao gado leiteiro, ocasionando assim uma redução no ganho de peso do animal. Em função do evento climático houve também prejuízos com danos em estradas, bueiros e pontilhões, trazendo dificuldades aos munícipes de se locomoverem, e escoar sua produção atingindo em torno de 2000 pessoas nas localidades atingidas do interior. A estimativa inicial é de que a perda inicial das culturas é de mais de R$16,4 milhões em prejuízo.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, César Costa, o município tem buscado todas as alternativas possíveis para amenizar os danos causados pelas chuvas. “Estamos trabalhando, juntamente com a Emater, para diminuir os prejuízos. Já começamos a atender as famílias buscando novas soluções para o setor produtivo na reconstrução de estradas, pontes e bueiros que se fazem necessário para escoar as produções.”, ressaltou.

O laudo técnico circunstanciado, que levou o município a decretar situação de emergência, foi emitido levando em consideração a situação climática e seus efeitos, assim como os dados apresentados pelos produtores rurais do município e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Cerrito. O parecer final foi elaborado pelos extensionistas rurais do escritório municipal da Emater, com responsabilidade técnica do senhor Leandro Andrade.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia