11 MAR 2024
JOVENS CERRITENSES SÃO CONTEMPLADOS COM BOLSA JOVEM RURAL
Doze jovens foram contemplados com o Programa Bolsa Juventude Rural no município de Cerrito e receberão R$3.000,00, destinados através de recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural- (SDR), pagos através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais FEAPER.

O programa tem por finalidade incentivar a permanência dos jovens no Ensino Médio e de criar condições para implantação de projetos produtivos para que o jovem continue no meio rural, atuando dessa forma na sucessão rural nas propriedades da agricultura familiar. As bolsas são destinadas a estudantes regularmente matriculados no 2° ou 3° ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições educacionais que trabalhem com a pedagogia de alternância (este método propicia a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que vivencia no seu cotidiano). Na ocasião todos alunos contemplados estudam ou concluíram o ensino médio na escola de ensino médio Doutor Adão Orlando Alves no interior de Cerrito.

Os contratos foram assinados pelos jovens ,de forma solene, na manhã da última quarta-feira (06) no Gabinete do Prefeito Municipal Douglas Rodrigues da Silveira, contando também com a presença dos extensionistas rurais do Escritório da Emater de Cerrito, Leandro Andrade da Fonseca e Alessandra da Cruz Rodrigues, sendo a Emater a entidade que atua no apoio e assistência técnica na elaboração e execução dos projetos produtivos que são executados pelos jovens.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação - SME
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia