14 NOV 2023
NOTÍCIA
EVENTO COM O TEMA SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS E POLÍTICAS PÚBLICAS TEM A PRESENÇA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO E DO COMDICA
No dia 10 de novembro, membros da Secretaria Municipal de Educação, secretária Loiva La Rosa; coordenadora Noeli Peter Martins; assistente social Yuri dos Santos; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA), Miria da Fonseca Silveira; fonoaudióloga Elian Silva Schutz; psicóloga do Cras, Mariana Menezes; orientadora educacional Magda vaghetti; participaram do “Encontro Regional Saúde Mental nas Escolas e Políticas Públicas: diálogos intersetoriais”. Evento  realizado pela Promotoria de Justiça, Regional de Pelotas, no auditório do IFUL.

Os temas debatidos tiveram destaques importantes nas falas do Dr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, Promotor de Justiça Regional da Educação; facilitadores, Professor Dr. André Lemes da Silva, Técnico em Assuntos Educacionais e Diretor de Extensão da FURG e Dra. Suelen de Lima Bach, Psicóloga, Pedagoga e Doutora em Saúde e Comportamento; palestrantes, do Centro de Integração e Mediação Escolar da SMED Pelotas (CIME) e Núcleo de Assistentes Sociais e Psicólogos da 05ª Coordenadoria Regional da Educação de Pelotas, Jussara Tedesco dos Santos Cuz Coordenadora do Projeto Justiça Restaurativa na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Conforme os organizadores do evento, o tema da saúde mental nas escolas tem sido debatido no âmbito estadual, em especial a partir do Comitê Gestor Estadual da Busca Ativa Escolar e da Recuperação de Aprendizagens, que congrega 17 instituições representativas do Legislativo, do Executivo. da sociedade civil e do controle social. Desde a pandemia da Covid-19, vislumbrava-se que a saúde mental seria um tema estratégico para a educação, visto seus efeitos deletérios na sociabilidade de crianças e adolescentes e, por vezes, de vivências de violação de direitos nesse contexto. Do mesmo modo, os profissionais da educação também sofreram esses efeitos, visto o medo dos efeitos da pandemia, a polivalência entre as tarefas domésticas e o trabalho levado para o interior da sua moradia e o sofrimento causado pela pouca intimidade com os meios digitais incorporados forçosamente ao processo educativo. Ainda, de grande impacto constam os lutos vividos pelas famílias de estudantes e profissionais da educação pela perda de entes de seu convívio próximo.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação - SME
Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Celestino Garcia e Sara Lopes da Silva