18 MAI 2023
CERRITO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE
Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, Cerrito esteve participando da 9º conferência Estadual de Saúde, realizada em Porto Alegre, no auditório Araújo Viana. O evento contou com a participação de mais de 450 municípios gaúchos de todas as regiões do Estado. O encontro celebrou os 35 anos da promulgação da constituição Cidadão e do sistema Único de Saúde, teve como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia", e teve como eixos temáticos "O Brasil que temos; O Brasil que queremos; O papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas".

O encontro contou com a presença de vários líderes de segmentos políticos, sociais e de movimentos estaduais, além disto, foi discutido durante a conferência os principais objetivos em avaliar a situação da saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos, Plurianual dos municípios e do Estado.

Por fim, estiveram representando o município os delegados eleitos na VII Conferência Municipal, promovida pela Prefeitura junto ao Conselho Municipal, através da Secretaria Saúde do município (SMS), a agente Administrativa Elisangela Senna Rochel, na condição de gestora e o assessor de comunicação, Celestino Garcia, na condição de usuário.  As propostas e ações discutidas seguem para a conferência nacional em Brasília onde serão apreciadas e debatidas pelos delegados eleitos para representar o Estado.

Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Andrei Vilela e Celestino Garcia