09 MAI 2023
MUNICÍPIO DE CERRITO RECEBE DELEGAÇÃO DA REPÚBLICA DE CAMARÕES
No ultimo domingo (07) o município de Cerrito recebeu em sua sede uma delegação da republica dos Camarões, onde na ocasião estiveram na comitiva, representantes no âmbito politico, líderes religiosos e o presidente da câmara de comércio entre o Brasil e Camarões, o senhor Thomaz Tcheuffa. O encontro foi realizado no galpão crioulo municipal, onde recepcionaram a delegação, secretários da admiração municipal, o ex-prefeito Flavinho, e representantes do poder legislativo através do presidente Mauro Guerreiro o vereador Moises Vilela, e o prefeito municipal, Douglas Silveira.

Na ocasião, foram pautados diálogos voltados à economia e cultura local, visto o objetivo da delegação de buscar aprofundar as relações comercias do país com o Brasil, especialmente no tocante a exportação de carne bovina. Devido às suas modestas reservas de petróleo e às condições favoráveis à agricultura os Camarões têm uma renda per capita das melhores entre os países da África Subsariana exportadores de commodities. Em 2020, o país foi o 110º maior exportador do mundo (US $ 5,0 bilhões). Na soma de bens e serviços exportados, chega a US $ 7,7 bilhões, ficando em 104º lugar mundial. Já nas importações, em 2019, foi o 118º maior importador do mundo: US $ 5,8 bilhões.

O encontro foi intermediado pela empresa Sentinela, e contou com apresentações culturais da invernada juvenil do CTG Jayme Caetano Braun, o grupo Som da Terra, além do Restaurante Sabor da Gente que ofertou pratos típicos da cultura gaúcha aos representantes da comitiva. O prefeito Douglas celebrou o encontro onde citou a importância destas ações visando politicas, sócios econômicas sociais; “Tivemos o prazer de poder destacar nossos potencias, locais, e reforçar o compromisso da administração municipal de estar à disposição de novos parceiros para buscar investimentos em nosso município”, finalizou . Por fim, a delegação deverá realizar uma segunda visita oficial ao município para demais tratativas ao tocante das pautas citadas.
Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Andrei Vilela e Celestino Garcia