07 MAR 2023
GOVERNO FEDERAL DESTINA RECURSOS PARA AMENIZAR OS EFEITOS DÀ ESTIAGEM NO MUNICÍPIO
Publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 3 de março, a portaria do governo federal, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autoriza o repasse de recursos financeiros ao município de Cerrito. O valor destinado é de R$ 134.029,00 (cento e trinta e quatro mil vinte e nove reais), específico para a execução de ações de resposta à estiagem. O prazo de execução será de 180 dias, a contar da publicação da portaria no DOU. Já o município deverá apresentar a prestação de contas final no prazo de 30 dias a partir do término da vigência.

O município de Cerrito enfrenta uma das piores estiagens desde a sua emancipação. Em 12 de janeiro deste ano, o prefeito Douglas Silveira já buscava medidas para amenizar os efeitos causados pela falta de chuva no município, ocasião em que se reuniu no Gabinete Municipal com a Defesa Civil Regional, representada pela Major Vanessa Wenitt. O encontro teve o objetivo de alinhar as ações para elaboração do decreto de situação de emergência em razão da estiagem.

O quadro demonstrativo de perdas, levando em conta as áreas atingidas, estima perdas superiores a 31 milhões de reais. Conforme o relatório e o laudo técnico emitidos pelo Escritório Municipal da Emater, o município apresenta uma estimativa de perdas para a produção rural. Nas plantações de feijão, sofreu queda de mais de 70% em razão da estiagem. A cultura do milho, que é a base para produção leiteira, poderá atingir uma diminuição superior a 60% em seu produto final. As lavouras de soja também foram severamente afetadas, estima-se uma perda de 40% da área total cultivada no município. As condições climáticas, além disso, reduziram de forma drástica a oferta de alimento e água ao gado leiteiro, ocasionando assim uma redução no ganho de peso dos animais.
Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Andrei Vilela e Celestino Garcia