05 NOV 2019
PREFEITOS DA ZONA SUL SE REUNEM PARA DISCUTIR SOBRE OS EFEITOS DAS ÚLTIMAS CHUVAS NA REGIÃO

Na manhã de ontem (4), o prefeito Douglas Silveira participou de reunião na Azonasul para tratar de assuntos relacionados às fortes chuvas dos últimos dias na região. O encontro contou com a presença dos prefeitos da zona sul, deputados e a Defesa Civil. Segundo o prefeito Douglas Silveira, os maiores estragos foram causados na zona rural do município. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalha no levantamento de pontos afetados, para assim realizar a manutenção das estradas e pontes.

A alta taxa de chuva também afetou a produção rural. O chefe da Emater em Cerrito, Marcos Vinicius Duarte, diz que a ocorrência de chuvas acima da média, ocasionou o atraso no plantio, principalmente de arroz, milho e soja. Destacou ainda que o alto nível de umidades propicia o surgimento de doenças fungicas em hortaliças e frutíferas, causando prejuízos aos produtores rurais.

Hoje (5), uma comitiva composta pelos prefeitos da zona sul viaja até Porto Alegre para audiências com as secretarias da Casa Civil, da Articulação e Apoio aos Municípios e com o governo do Estado, onde devem solicitar recursos para acelerar os trabalhos de recuperação dos pontos afetados pela chuva.

Na agenda do prefeito Douglas Silveira também estão previstas reuniões nas secretarias de Esportes e Agricultura. No fim da tarde de hoje, os prefeitos se reúnem com a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergman, para discutir a implementação da Planificação e o novo formato de financiamento da atenção básica à saúde.