02/10/2019 às 11:41:00
OUTUBRO ROSA: PROCURE UMA DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE CERRITO E REALIZE O EXAME

O Outubro Rosa é um movimento internacional para o controle do câncer de mama. A data foi criada em 1990 e, desde então, é celebrada anualmente com o intuito de intensificar a divulgação de informações e conscientização sobre a doença. O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
• Alterações no bico do peito (mamilo).
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama.

Para mais informações você pode procurar as Unidades Básicas de Saúde de Cerrito ou entrar no site do Instituto Nacional do Câncer (inca.gov.br). A prevenção é o melhor caminho.