09/09/2019 às 13:21:00
COMEMORAÇÕES DA INDEPENDÊNCIA SE ENCERRAM COM O TRADICIONAL DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

A programação da Semana da Pátria encerrou-se no último sábado (7), quando ocorreu o tradicional desfile das escolas municipais. No evento ocorreu ainda a apresentação da banda municipal de Cerrito, a banda das escolas Tiradentes e Independência do município de Pelotas.

O evento contou com a presença dos secretários municipais, filhos do homenageado, Renata Karnopp e Nilo Valter Karnopp, presidente da Câmara de Vereadores, Cesar Costa, vereadores Glenio Vellar, Karina Gonçalves, Pablo Torres e João Nedi Ferreira, conselheiros tutelares do município, representante do comando da Brigada Militar e diretores das escolas municipais.

Ao final do desfile o prefeito Douglas Silveira fez um pronunciamento agradecendo a participação das escolas, professores, funcionários, alunos e a comunidade. Logo após foram arriados os pavilhões e extinto o fogo simbólico, pelo chefe do poder executivo municipal.

HOMENAGENS:

A Semana da Pátria de Cerrito homenageou a nível nacional a Bandeira do Brasil, instituída em 19 de novembro de 1889, pelo decreto número 4, após a Proclamação da República. Os Estados da Federação são representados por estrelas. Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na antiga Bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, sendo que a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição "Ordem e Progresso" está no lugar da Coroa Imperial. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

As homenagens da Semana da Pátria a nível Estadual foram para o Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório que se mostrou, durante toda sua trajetória, um homem extremamente devoto à sua Pátria. Como recompensa pelos serviços prestados, foi lhe dado a honraria de, não somente uma cidade com o seu nome, mas também um local histórico com esse fim. O parque histórico hoje abriga centenas de informações e lembranças históricas sobre o patrono das armas de cavalaria, bem como das guerras onde ele, honrosamente, defendeu nosso país.

Completou a lista de homenageados pelo município, o professor Reinaldo Karnopp; nascido em 1923, em Canguçu/RS, muito cedo foi estudar no Seminário Concórdia, instituição de ensino vinculada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil, onde cursou Magistério. Dedicou sua vida à família e a educação de crianças e jovens, atuando em escolas da IELB. Também serviu á comunidade rural de Pedro Osório como vereador, nos anos 70. Deixou um legado de defesa da educação fundamental. Como reconhecimento por seu trabalho, a escola municipal do Passo do Santana, antes chamada de Miguel Calmon, passou a levar seu nome.