02/09/2019 às 08:16:00
SEMANA DA PÁTRIA INICIA EM CERRITO

Acompanhada por um público expressivo de professores, alunos, autoridades e comunidade em geral, a abertura oficial da Semana da Pátria 2019 aconteceu na manhã deste domingo, 1º de setembro. A cerimônia, que ocorreu no Altar da Pátria, foi marcada pelo acendimento da Pira, hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Municipal.

Neste ano, o tema nacional é a Bandeira Nacional; em nível estadual, a homenagem será para o Parque Histórico Marechal Manoel Luis Osório. Em Cerrito, a Semana homenageia Reinaldo Karnopp in memoriam, personalidade histórica do município que deixou um legado em defesa da educação fundamental.

Envolvidas na programação, as instituições de ensino municipais e o Instituto Estadual de Educação José Barnabé de Souza foram representados por alunos que, acompanhados do professor Adriano Rosa, ficaram responsáveis por buscar a tocha no posto da Brigada Militar em Pedro Osório e conduzir até o Altar da Pátria. O acendimento foi realizado pelo docente.

Para o hasteamento dos pavilhões, ficaram incumbidos o prefeito municipal, Douglas Silveira, o presidente da Câmara de Vereadores, César Costa, a filha do homenageado municipal, Renata Karnopp, e o comando da Brigada.

Ao discursar, prefeito Douglas Silveira salientou a importância da Semana da Pátria para estimular o civismo e amor pela pátria nos jovens. Ao falar do homenageado escolhido pelo município, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo falecido professor Reinaldo Karnopp em prol da educação e da comunidade. Por fim, convidou todos os munícipes para o tradicional desfile do 7 de setembro.

Antes do encerramento da solenidade, o público pôde prestigiar a apresentação da Banda Municipal de Cerrito. O projeto é promovido pelas secretarias de Assistência Social e Educação e conta com a participação de estudantes da rede municipal.

A programação segue pelos próximos dias. Até a sexta-feira (06), haverá momentos cívicos em cada escola municipal. Já o encerramento da Semana acontece na sexta (07), data em que o Brasil festeja os 197 anos de Independência. A última atividade da programação acontece a partir das 15h com o tradicional desfile de encerramento, no qual irão participar as escolas municipais e as bandas do município, da Escola Tiradentes, de Pelotas, e a Wanda Rocha, de Rio Grande.