24 JUL 2019 - 11h11
GOVERNO FEDERAL LIBERA RECURSOS PARA O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

A comunidade cerritenses e, sobretudo os produtores rurais, foram contemplados por uma importante medida anunciada ontem (23) pelo Ministério da Cidadania, por meio do Diário Oficial da União. Sob responsabilidade das secretarias ‘Especial de Desenvolvimento Social’ e ‘Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural’, foi publicado a liberação de R$ 80 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), montante que deve ser utilizado nos próximos doze meses.

O PAA, que estava paralisado desde fevereiro por falta de repasse do Governo Federal, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. “Três toneladas de hortifrutigranjeiros são adquiridos de 52 famílias e distribuídas para mais de 110 cadastradas na Secretaria de Assistência Social”, explica Ronaldo Torres, responsável pela pasta. O transporte dos alimentos da zona rural até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. Em Cerrito, o programa conta com o apoio da Emater, responsável pela assistência técnica aos agricultores familiares.

O prefeito Douglas Silveira comemorou a liberação dos R$ 80 mil. “Essa ação é uma das principais no que tange a assistência social do município, da qual temos muito orgulho e que já nos redeu premiações, como o Troféu Sem Censura, em agosto de 2017”, lembra.