Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura de Cerrito
Acompanhe-nos:
Facebook
twitter
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 

05/07/2019 às 12:50:00
PROJETOS SOCIAIS PROMOVEM INCLUSÃO E TRANSFORAM VIDAS EM CERRITO

Promover a socialização, gerar oportunidades para cidadãos em vulnerabilidade social e fazer a diferença na vida das pessoas. São vários os objetivos dos projetos sociais que justificam sua importância na sociedade civil. Ciente disso, a Prefeitura de Cerrito promove vários programas e ações por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Um dos principais espaços ligados a essa rede de apoio é o Cantinho do Carinho, onde são realizadas diversas atividades que melhoram a convivência das pessoas com deficiência. Dentre as oficinas realizadas, está a ludopedagógica, ministrada pela professora Carmen Ribeiro e promovida de duas ou três vezes por semana. Já as oferecidas para as crianças são monitoradas por Cleni Vergara e utilizam o artesanato para o desenvolvimento criativo, motoro e educativo dos oito pequenos atendidos.

A metodologia de ensino, de acordo com o secretário da SAS, Ronaldo Torres, é baseada no conhecimento compartilhado pelo grupo, incentivando, dessa forma, a criação de trabalhos inovadores e de qualidade. A ação também tem uma importância ecológica, uma vez que utiliza materiais recicláveis para a produção de novos objetos.

A Banda Municipal é outra ação social desenvolvida pela administração municipal. Atende atualmente por volta de 42 jovens e crianças. Com ensaios todas as quintas-feiras no Ginásio de Esportes Conrado Ernani Bento, as aulas são orquestradas por um profissional qualificado. Todos os participantes estudam em escolas da rede municipal, o que proporciona integração entre as diferentes localidades da cidade e do interior. A Banda abrilhanta as festividades do município, como Semana da Pátria e Aniversário de Cerrito.

A prática de exercícios físicos também faz parte das atividades promovidas. O Projeto Social Karatê proporciona a 20 crianças o contato com o esporte que promove uma melhor conduta e comportamento escolar e familiar. As aulas são administradas pelos professores Alexandre Vireira da Cunha e Lucas Vasconcelos da Cunha, ambos faixa preta em Karatê, sempre nas terças-feiras e sábados, também no Ginásio Conrado Ernani Bento. Com o apoio da SAS, foi possível doar aos jovens kimonons, que são uniformes usados para treinamentos e competições.

O tradicionalismo gaúcho tem espaço nas ações da SAS. A invernada do município, instruída pela professora Luziara Coelho da Silva, é composta por 68 crianças de três escolas municipais. De acordo com o secretário, ela ensina-os a demonstrar orgulho pela cultura gaúcha por meio de danças e declamações de poesias nativas.

Outra política importante, consagrada em premiações locais, é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela SDR e pela Secretaria de Assistência Social (SAS). Com recursos do Ministério de Desenvolvimento Rural, a administração mensalmente adquire produtos de pequenos agricultores e os distribui para cem famílias em vulnerabilidade social. “Além de injetar dinheiro na economia local, o PAA incentiva o pequeno agricultor e colabora para o enfrentamento das carências nutritivas de parcela da população”, destaca o prefeito Douglas Silveira. No momento as entregas estão suspensas por conta do orçamento pendente não repassado pelo governo federal.

Assim como em outros municípios, Cerrito também promove a Campanha do Agasalho, que esse ano ocorreu no dia 16 de junho e arrecadou uma tonelada de roupas e calçados. As doações podem ser entregues durante todo o ano na SAS, localizada na rua Dr. Jaques, n° 63. Ao todo, mais de 60 famílias são beneficiadas com os donativos.

Outra ação desenvolvida ao longo do ano é a de reformar residências em situação de risco, possibilitada em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente (SSUTMA). Só neste ano de 2019 já foram reformadas 16 residências.

 

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS

 
 
 
 
Localização
Avenida Flores da Cunha, 403
CEP: 96395-000
Atendimento
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 07h30m às 13h30m.
Newsletter
Clique aqui e se inscreva para receber informativos da Prefeitura
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet