14 SET 2017
CERIMÔNIA DE ABERTURA MARCA PRIMEIRO DIA DA 21ª SEMANA FARROUPILHA

Apesar do mau tempo, a primeira noite dos festejos gaúchos em Cerrito foi de público expressivo. A programação iniciou no Galpão Crioulo, com a tradicional ronda farroupilha. Na sequência, o público concentrou-se na Alameda João Damasceno Caldeira, onde aconteceu a abertura da 21ª Semana Farroupilha e a bailanta ao som do Grupo Gineteada.

A cargo das secretarias de Educação e Assistência Social, Banrisul e IEE José Bernabé de Souza, foram distribuídos, na ronda crioula, cerca de 250 pratos de culinária típica. No espaço, onde é feita a vigilância da centelha simbólica, apresentou-se, durante duas horas, o grupo musical Som da Terra. Responsável pela programação do local, Sandro Vergara prestou homenagens a Jesus Schoffer, o popular “Jecão”, tradicionalista falecido neste ano.

Próximo das 22h, o público migrou para a Alameda João Damasceno Caldeira, onde fica localizada a estrutura de pirâmides, com palco e pista de dança cobertos.

Acompanhado dos secretários municipais, da vereadora Nara Menaré (PDT), representando o Poder Legislativo, e do diretor de Cultura, Marcos Halfen, o prefeito Douglas Silveira declarou aberta a Semana Farroupilha. No discurso, falou sobre a importância da comunidade reascender o orgulho gaúcho. “Agradeço a todos que depositaram esforços neste evento, que proporciona à população oito dias de cultura e lazer”, destacou. Além disso, mencionou os cavalarianos que buscaram a chama crioula no município de Pedras Altas. “Quero agradecer especialmente aos responsáveis pela condução da centelha, símbolo que resgata nossa história”, finalizou.

Após a solenidade, o grupo Gineteada interpretou os principais sucessos da música tradicionalista.

A programação da 21ª Semana Farroupilha, com shows e rondas crioulas, estende-se até a próxima quarta-feira (20). O evento, promovido com recursos captados pela Lei Rouanet, principal mecanismo de fomento à cultura do Brasil, foi elaborado pela Produtora Santa Fé, responsável, em parceria com a administração municipal, em encontrar patrocinadores interessados em abraçar a ideia. Ao todo, entre contrapartida do Executivo e aporte, são investidos aproximadamente R$ 65 mil.

Nesta quinta-feira (14), a ronda é a cargo da Pastoral da Saúde, Emater e Inspetoria Veterinária. Já o palco principal recebe novamente o grupo Gineteada, a partir das 21h30.

Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro– Assessoria de Imprensa

14/09/2017