Uma importante conquista para a comunidade de Cerrito. A Vila Freire, na zona rural do município, passa a contar, a partir deste mês de julho, com água tratada e de qualidade fornecida pela Corsan. Um novo sistema de abastecimento foi implantado, beneficiando diretamente cerca de 200 moradores e uma escola da localidade.
O investimento para a realização desta obra foi significativo, totalizando R$ 850 mil. Os recursos foram aplicados na implantação de três quilômetros de novas redes e na construção de um reservatório com capacidade para 15 mil litros. A Vila Freire, que anteriormente era abastecida por dois poços tubulares administrados pela prefeitura, agora tem sua infraestrutura hídrica modernizada, sob a gestão da Corsan.
De acordo com André Borges, gerente de relações institucionais da Corsan na Região Sul, este investimento não apenas cumpre uma obrigação contratual da Companhia, mas, principalmente, "traz abastecimento com qualidade, dentro dos rigorosos padrões de potabilidade para mais estes moradores". Com o novo sistema, a água captada nos poços receberá tratamento químico e terá um monitoramento contínuo de qualidade, seguindo os 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
Para auxiliar os moradores na transição, a Corsan realizará um trabalho de campo nesta quinta-feira, 3 de julho. Três agentes comerciais da Companhia, devidamente uniformizados, visitarão os imóveis da Vila Freire, entre 10h e 15h, para fornecer informações detalhadas sobre a ligação às novas redes de abastecimento. Além disso, os moradores serão orientados sobre o cadastramento para a tarifa social, um benefício que oferece descontos para aqueles que se enquadram nos critérios. Para solicitar a tarifa social, é necessário estar inscrito em programas de auxílio financeiro do governo federal, estadual ou municipal e apresentar comprovante do último recebimento.
Essa iniciativa em Cerrito está alinhada ao compromisso da Corsan com a universalização do saneamento básico, conforme estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento. A meta é que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Para alcançar esse objetivo nos 317 municípios gaúchos atendidos, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.
O Secretário de Planejamento e Gestão, Douglas Silveira, celebrou a conquista nas redes sociais, destacando que "Levar qualidade de vida às pessoas sempre foi o norte das nossas gestões." Ele expressou satisfação em ver a concretização de um projeto desenvolvido em parceria com a Corsan, que, após a assinatura da outorga da água do município em 2024, acordou que parte do abastecimento de comunidades do interior seria assumido pela companhia, evitando o desabastecimento constante que gerava transtornos e prejuízos a residências e comércios.
Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SDR
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS