O prefeito de Cerrito, Flavinho Vieira, participou na última sexta-feira (17) de uma importante reunião virtual com representantes do Ministério da Saúde. O encontro reuniu diversos prefeitos da AzonaSul, secretários de saúde e gestores de atenção primária e especializada do Ministério, além da secretaria executiva e assessoria parlamentar.
O prefeito Flavinho Vieira representou o município de Cerrito ao lado da Secretária de Saúde, Elisangela Rochel, O Secretário Especial de Gabinete, Marcus Duarte e da vereadora e enfermeira Nará Menaré. A pauta central da reunião foram os graves problemas enfrentados no setor de saúde nos municípios do sul do estado. Em destaque, foram debatidas as crises financeiras das Santas Casas de Rio Grande e São Lourenço do Sul, instituições que são referências para o encaminhamento de pacientes de Cerrito e de toda a região.
Ao final da reunião, foram definidos importantes encaminhamentos. O Ministério da Saúde se comprometeu a estudar a ampliação do teto MAC (Média e Alta Complexidade), um pleito fundamental para desafogar as finanças das instituições de saúde. Além disso, o Ministério se debruçará sobre a situação dos prestadores de serviço na área de traumatologia, buscando soluções para a continuidade dos atendimentos. Outra decisão relevante foi a criação de um grupo de trabalho coordenado pela secretaria de atenção especializada em conjunto com o Ministério da Saúde, visando encontrar soluções conjuntas para os desafios da saúde regional.
O prefeito Flavinho Vieira enfatizou sua profunda preocupação com a situação da saúde na região, especialmente em relação às Santas Casas de Rio Grande e São Lourenço do Sul, que atendem também aos cidadãos de Cerrito. Ele reafirmou seu compromisso de seguir empenhado na busca por alternativas e no fortalecimento da saúde regional, visando garantir o acesso a serviços de qualidade para a população.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - SMS
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS