Na tarde desta quinta-feira (09), o prefeito Flavinho Vieira, acompanhado do Vice Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) Wagner Tessmer e do fiscal sanitarista Rodrigo Eslabão, recebeu representantes da Corsan/AEGEA. Durante a reunião, foi discutida a parceria para agilizar a documentação necessária, localizar o melhor ponto para instalar uma caixa d'água e uma unidade de tratamento de água, visando melhorar o abastecimento de água na Localidade da Vila Freire, 3º distrito.
A parceria faz parte do Marco Regulatório do Saneamento, que visa universalizar os serviços de água e esgoto no município até 2033. O prefeito Douglas Silveira havia assinado o termo do marco regulatório na sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan)-Aegea, em Porto Alegre.
Com um investimento previsto de R$ 15 milhões, as obras devem iniciar em junho de 2025 e beneficiarão os moradores da Vila Freire. O objetivo é alcançar 90% de esgotamento sanitário até 2033, seguindo as diretrizes da Política Federal de Saneamento Básico.
Atualmente, 98,5% dos moradores de Cerrito têm acesso à água tratada e 82,19% têm esgoto adequado, de acordo com dados do IBGE (2022). A iniciativa demonstra o compromisso da administração municipal em melhorar a qualidade de vida dos cerritenses.
Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - SDR
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia
Local: Prefeitura Municipal - Cerrito - RS