20 JUN 2024
NOTÍCIA
EXECUTIVO MUNICIPAL REÚNE-SE PARA TRATAR ASSUNTOS REFERENTES A CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS, MORADIAS RURAIS E O PROGRAMA CAMPONÊS
O vice-prefeito Alexandre da Rosa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural Cesar Costa, secretário de assistência Social, Cidadania e habitação Mairo Garcia e a da diretora de Planejamento e Gestão do município Miriam Gonçalves, reuniram-se na manhã de ontem (18), no gabinete do prefeito com o senhor Adilson Schuch, da direção do MPA-RS, e Darlan Gutieres, coordenador técnico do Instituto Cultural Padre Josimo e militante do MPA.

Na pauta, foram discutidos temas relacionados ao Programa Cisternas, pelo qual o município foi contemplado por meio do Consórcio Público Extremo Sul, conforme o edital de chamada pública nº 001/2023. Este programa prevê a implantação de 13 cisternas de placas com capacidade para armazenar 16 mil litros de água. As cisternas são uma tecnologia social que visa garantir o acesso à água através da captação de chuvas para consumo humano.

Outro ponto abordado foi à apresentação da proposta de criação do Programa Camponês Municipal por meio de uma lei municipal. Esta iniciativa, que tem gerado excelentes resultados no município de Canguçu, visa tornar-se uma política pública municipal em benefício dos agricultores familiares, camponeses e das comunidades tradicionais.

Por fim, discutiu-se o tema da habitação. O município foi contemplado através de projetos rurais encaminhados pela Cooperativa de Habitação Camponesa, beneficiando 34 famílias com melhores condições e qualidade de vida por meio de moradias dignas no campo.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR
Autor: Pedro Luiz Guerreiro