12 JUN 2024
PREFEITURA REALIZA MANUTENÇÃO DE VIAS RURAIS
Em trabalho conjunto das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), comandada por César Costa, e da Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente (SUTMA), com Osvaldo Ossanes, a recuperação e manutenção das estradas rurais do município tem tido prioridade das equipes que trabalham em diversas localidades.

Cerrito é um município agrícola com aproximadamente mil propriedades rurais, sendo que 75% são consideradas pequenas e médias. O município tem uma malha de estradas rurais considerada alta, com aproximadamente 600 km.

A adequada manutenção e conservação das estradas rurais têm por objetivo principal atender a necessidade do produtor rural em escoar sua produção agropecuária e viabilizar o transporte escolar, bem como, a própria locomoção do homem do campo através de ações voltadas para a melhoria da infraestrutura, logística da produção agrícola e ao fomento da agroindústria.

Além de garantir o tráfego normal de veículos, o trabalho evita a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, com a utilização de práticas adequadas para uma correta acomodação das águas pluviais. “O trabalho realizado em nossas estradas rurais acontece por meio de um conjunto de boas práticas conservacionistas e da conscientização do homem do campo, considerando sua integração com as áreas agrícolas e colaborando para evitar a degradação do meio ambiente”, explicou Costa.

O prefeito Douglas Silveira, afirmou que os locais são essenciais para o escoamento da produção agrícola. “Estive acompanhando de perto o trabalho, e pude notar o zelo e comprometimento de nossos servidores para a manutenção das estradas rurais”, disse.

Alguns trabalhos emergenciais foram realizados em pontos estratégicos para suprir a demanda das estradas principais durante o período final de escoamento de produções agrícolas. Desta forma, a prefeitura realizou um mapeamento completo das estradas rurais que precisavam de serviços de manutenção, alguns trabalhos já foram concluídos e outros estão em andamento.
Somente nestes primeiros dias do mês de junho, vão ser concluídas inúmeras revitalizações em diversos trechos importantes que dão acesso a toda a zona rural do município, além de ações no sentido de expansão e melhorias em todas as localidades, dentro das possibilidades considerando os altos volumes de chuva que atingem a região.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia