07 MAI 2024
CERRITO VAI DISTRIBUIR A CENTELHA DA CHAMA CRIOULA REGIONAL EM 2024
O município de Cerrito foi escolhido para distribuir a centelha da chama crioula aos nove municípios da 21º região tradicionalista do Estado. Em reunião no Paço Municipal, na manhã de quarta-feira (24), o prefeito Douglas Silveira, acompanhado do secretário de Cultura Jerri Gomes, receberam os representantes de entidades tradicionalistas da região.
O encontro foi conduzido por Carlos Alberto Valente, de Canguçu, diretor de cavalgadas da 21º região tradicionalista e diretor da Ordem dos Cavaleiros da Região (Orcar) além de ser o comandante do piquete Vanguardeiro, também de Canguçu. No ensejo, Valente agradeceu a colaboração do poder público em acolher a sugestão do município sediar o evento e estendeu o cumprimento aos representantes de seis dos nove municípios da região que se fizeram presente no ato.

Além disso, foram discutidas as primeiras ações de programação para a distribuição da Chama, que está agendada para acontecer dia 6 de setembro, no monumento do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no Largo Canguçu.

Na oportunidade, representantes do MTG também puderam colaborar para o cronograma desse ano. O CTG Lanceiros do Cerro vai representar o município em Alegrete, onde irá acontecer a distribuição estadual. Na reunião, também foram tratadas as primeiras pautas de organização referente às acomodações, logística, aporte do município e demais ações relevantes ao evento. Dessa forma, ficou definido que os participantes, além de se colocarem em estâncias na região também irão usar espaços de educandários da rede do município e do estado, espaço municipais e o Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito.

A 21º Região Tradicionalista (RT) além de Cerrito, tem a participação dos municípios de Pedro Osório, Pinheiro Machado, Arroio Grande, Canguçu, Herval, Jaguarão, Pedras Altas e Piratini.

Estiveram no encontro representando o município o CTG Sentinelas de Pedras Altas, José Pedro Crespo e Flávio Soares; representando o CTG 20 de Setembro de Piratini, Carlos Eduardo Rocha, Renato Rodrigues e Fernando Meireles; Milton Vaghetti e Thiago Calderipe representando o CTG Fogo de Chão de Pedro Osório, Júnior Bento; representando o presidente do Sindicato Rural de Pedro Osório e Cerrito; Olício Lopez, secretário de Turismo de Pinheiro Machado junto com os representantes do CTG Lila Alves, Neider Batista Pires, Gerson Farias e José Delanir Pinheiro; representando Canguçu, Andrio Aguiar e Claudionor Oliveira; e representando o município de Cerrito o patrão do CTG Lanceiros do Cerrito, Paulo Victor Schutz.

Ao fim da reunião, o prefeito enfatizou que o município irá se empenhar para sediar um grande encontro valorizando da melhor maneira possível esse importante evento tradicionalista buscando sempre manter em destaque a cultura gaúcha na região.

Em solo cerritense, a Chama Crioula foi distribuída em sua primeira vez na história em 1988 – naquela época, na localidade do Cerro Pelado, onde ainda fazia parte de Pedro Osório. Anos depois, o primeiro acendimento já no município Cerrito ocorreu em 2005. A cerimônia aconteceu novamente na cidade em 2015.
Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer - SCTDL
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia