25 ABR 2024
EVENTO
“IGREJA QUEIMADA: RESGATE DE UMA HISTÓRIA CENTENÁRIA” SERÁ O TEMA MUNICIPAL DA SEMANA DA PÁTRIA 2024
As secretarias de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e de Educação anunciaram, na manhã de hoje (25), o tema que receberá a Homenagem Municipal na Semana da Pátria deste ano. “Igreja Queimada: Regaste de uma história centenária” foi o objeto escolhido pela administração para 2024. O anúncio foi realizado com antecedência para que as escolas consigam trabalhar em sala de aula com mais ênfase o assunto.

A Igreja Queimada comemora em janeiro de 2025 seu centenário, fazendo parte da história de Cerrito, estando em diversos livros devido à sua relação com a 2ª Guerra Mundial, principalmente. Além disso, a Escola Municipal Professor Reinaldo Karnopp, localizada também no Passo do Santana, comemora em outubro deste ano seus 100 anos.

UM POUCO DA HISTÓRIA

A Igreja Evangélica Luterana São João, conhecida, popularmente, como Igreja Queimada, teve seu início na década de 1920, quando migraram de São Pedro, interior de Pelotas, para Passo do Santana quatro filhos do Sr. August W. Gowert. Eram eles os irmãos Frederico, Carlos, Adolfo e Gustavo que, com Pedro Munsberg, Luiz Hepp, João Vellar e Adolfo Gowert Sobrinho, fundaram no dia 04 de janeiro de 1925, com oito famílias, a congregação “São João” de Passo do Santana.

Durante a 2ª. Guerra Mundial a igreja foi queimada. O chefe dos incendiários era um farmacêutico residente na Vila Freire. Segundo relatos da época, “Da igreja ficaram só as paredes e a torre. O teto e as telhas caíram. O altar tiraram, antes de colocar fogo, porque diziam que este eles não poderiam queimar porque era de Deus. Tudo o que era de madeira ficou reduzido a cinzas. Na torre eles fizeram buracos e os carregaram com dinamite, mas como as paredes estavam molhadas a dinamite não explodiu”.

A reconstrução da igreja foi iniciada em fevereiro de 1948, pelo mesmo construtor que a construiu, o Sr. Pierobom. O pastor deste ano era o Sr. Emílio Kriesser. Atualmente, a congregação tem como pastor o senhor Leonel Zimmermann.
Fonte: Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer - SCTDL
Autor: Pedro Luiz Guerreiro