29 JAN 2024
EXECUTIVO MUNICIPAL PARTICIPA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DA AZONASUL
Na manhã desta sexta-feira (26) durante a reunião dos prefeitos da AzonaSul no parque Charrua, onde ocorreu a 40° Feovelha de Pinheiro Machado, com a participação do prefeito Douglas Silveira e do Secretário de Gabinete, Francisco Bessa, na ocasião aconteceu o manifesto e assinatura da autorização e procuração à Azonasul para que junto à demais municípios entre com uma ação civil pública, junto à Justiça Federal, contra o reajuste de pedágios na região. A abertura da reunião foi oficializado pela vice prefeita da AzonaSul, no exercício da presidência, Paula Mascarenhas (PSDB) prefeita de Pelotas, que na ocasião fez um agradecimento ao prefeito anfitrião do evento, Ronaldo Madruga (PP) e a comissão organizadora da 40° Feovelha. Logo em seguida o prefeito Ronaldo usou a palavra para a sua manifestação inicial e na sequência a prefeita Paula e o prefeito Ronaldo assinaram a autorização e procuração à AzonaSul para juntamente com os demais municípios, entrarem com uma ação civil pública, junto à justiça federal, contra o reajuste de pedágios na região.

O prefeito Douglas usou a palavra ressaltando a falta de razoabilidade em um preço injusto que prejudica o motorista, o produtor e a sociedade, assim apoiando a o manifesto da autorização e procuração da AzonaSul. Outra ação realizada durante a reunião desta sexta-feira foi a assinatura entre o Instituto Cultural Padre Josimo e o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) da ordem de serviço para a construção de 209 cisternas em pequenas propriedades rurais. Com investimentos de R$1,5 milhão, através do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, 15 prefeituras da Azonasul serão contempladas e 209 pequenas propriedades.

Por fim, houve as boas-vindas ao prefeito de Aceguá, Marcus Vinícius Godoy de Aguiar (PSDB), que confirmou o ingresso de seu município como associado, a partir de agora, a Associação passa a ter 23 prefeituras. Além dos prefeitos e representantes dos Executivos, também participaram da reunião os deputados federais Maurício Marcon (PT) e Afonso Hamm (Progressistas) e o deputado estadual Marcus Vinícius (Progressistas). No encerramento, ainda houve a convocação para reunião de fevereiro, que deverá acontecer em Capão do Leão, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado.
Fonte: Secretaria Especial de Gabinete - SEG
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Celestino Garcia