27 DEZ 2023
PROGRAMA ALIMENTA CERRITO COMPLETA TRÊS MESES ATENDENDO A COMUNIDADE
Lançado no início de setembro, o Programa Alimenta Cerrito (PAC) encerra o ano de 2023 com sucesso no andamento das ações que visam a aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar no interior do município de Cerrito, com distribuição para famílias em vulnerabilidade social. As entregas dos produtos são realizadas em conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e Secretaria de Assistência Social onde ocorrem uma vez em cada mês, funcionando nos moldes do antigo (PAA) do Governo Federal.

O Programa Alimenta Cerrito conta com recursos próprios. A primeira entrega dos produtores que repassam os produtos a Secretaria de Assistência Social ocorreu em 14 de setembro, onde a execução das ações de assistência técnica, padronização para venda dos produtos e orientação é realizada pela Emater, onde o chefe do escritório local, Leandro Andrade, e a extensionista Alessandra Rodrigues auxiliam os fornecedores nas etapas do processamento até a fase final de entrega das hortaliças, frutas, e verduras.

O valor pago aos agricultores é a média do trimestre do preço de venda direta ao consumidor. Ao total neste ano 20 famílias de diversas localidades da zona rural do município entregaram produtos para redistribuição, como couve, tempero verde, cenoura, mostarda, abóbora , laranja, espinafre, repolho, beterraba, pêssego, alface, rúcula, morango, chuchu, feijão de vagem e repolho que posteriormente são entregues para aproximadamente 130 famílias cadastradas na Assistência Social de Cerrito.

Os recursos para a aquisição dos produtos neste primeiro ano foi possível através do repasse do duodécimo da Câmara de Vereadores de Cerrito no montante de $15 mil reais. Já para o ano de 2024, o Poder Legislativo irá repassar através de emendas impositivas o valor de $29,336.96 somando-se a outros $20,000.00 de recursos do Executivo que irá suplementar as demandas orçamentárias para o primeiro semestre do novo ano de andamento do projeto. A estimativa é que outros $154,000.00 oriundos da consulta popular de 2023 sejam remanejados através de repasse, mas ainda sem previsão de data para o investimento.

Segundo um dos idealizadores do PAC, e chefe do escritório local da Emater, Leandro Andrade, o desenvolvimento e manutenção do projeto é fundamental na comunidade, onde atende famílias de baixa renda do perímetro urbano que tem difícil acesso na compra destes alimentos ricos em nutrientes proporcionando uma alimentação mais saudável, além disso, fomenta o cultivo auxiliando várias famílias da zona rural que não têm maior escala de produção nos grandes mercados, e ajuda diretamente como forma de renda. O prefeito municipal Douglas Silveira, avalia como proveitosa e produtiva as ações desenvolvidas: “Agradecemos ao empenho da Emater que tem prestado serviço de grande relevância para fomentar a agricultura familiar, a partir do acompanhamento técnico e a capacitação dos agricultores em conjunto com nossas secretarias municipais atendendo nossa população”, complementou, Douglas.
Fonte: Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação
Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Celestino Garcia e Sara Lopes da Silva