30 NOV 2023
NOTÍCIA
INTEGRANTES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPAM DE EVENTO QUE DISCUTE O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Durante a última quarta-feira (29), a assistente social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA), Miria Silveira e a Psicóloga Mariana Menezes, participaram do primeiro Seminário de Observatório Nosotras de Prevenção e Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas e segundo Seminário Regional de Políticas para as Mulheres do RS. O evento ocorreu no Auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica em Pelotas.

Em mesa redonda abordando a violência contra mulheres e meninas da região sul do RS e fronteiriças, fatos, práticas e desafios para o enfrentamento, foram debatidos pelos presentes. Contou com a colaboração da professora, doutora da PPG, PSDH, UCPEL, Christiane Russomano Freire; professora, doutora da Universidad de La República UDELAR do Uruguai, Yandira Alvarez; escritora e pesquisadora, bacharel em direito e doutorada em sociologia pela UFRGS, Winnie de Campos Bueno; Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-RS) e da União Brasileira de Mulheres (UBM), Fabiane Dutra.

Ocorreu ainda tribuna livre, com os conselhos municipais e representantes da sociedade civil, momento cultural e palestra intitulada “As Mulheres e a Luta pela Democracia no Brasil”, com a palestrante Carmem Helena Ferreira Faro, secretária nacional  de articulação institucional, ações temáticas e participação política do Ministério das Mulheres.

Fonte: Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Habitação
Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Celestino Garcia e Sara Lopes da Silva