17 JUL 2018
APÓS ANOS DE REIVINDICAÇÃO, ASFALTAMENTO DA ERS-706 VAI SER CONCLUÍDO

Ao que tudo indica, uma antiga reivindicação da comunidade cerritense será em breve atendida pelo Governo do Estado. De acordo com o Deputado Estadual Fábio Branco, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) do Rio Grande do Sul assinou contrato com a empresa responsável por concluir o asfaltamento da ERS-706, principal acesso ao município.

Esse anúncio acontece após várias agendas entre os gestores municipais e as lideranças do executivo estadual em que a obra, parada há seis anos, foi assunto central. Os três quilômetros que faltam receber o asfaltamento motivaram dezenas de reuniões na capital gaúcha e a vinda de representantes do governo ao município, a convite do prefeito Douglas Silveira.

Em maio de 2017, acompanhado do Deputado Estadual Adilson Troca, o então secretário de Transportes Pedro Wesphalen vistoriou o trecho não alcançado pela obra. Na oportunidade, Silveira enfatizou a importância estratégica da ERS para a Região Sul, já que ela liga a BR-293 à BR-116. O secretário então comprometeu-se em reiniciar a obra tão logo o entraves burocráticos fossem solucionados. “A princípio não há grandes impasses orçamentários, uma vez que a obra está quase concluída”, disse Westphalen à época.

O último compromisso oficial que tratou sobre o assunto aconteceu no dia 15 de maio deste ano, quando o prefeito reuniu-se com o atual secretário de Transportes, Humberto Canuso. Mais uma vez foi solicitada a conclusão do asfaltamento da ERS. Canuso disse que ia empenhar esforços para atender a solicitação.

A reivindicação é antiga e já envolveu várias lideranças municipais. Ainda no governo do ex-prefeito José Flávio Vieira, em setembro de 2014, o diretor geral do DAER, Carlos Eduardo Vieira, também vistoriou o trecho, que receberia o capeamento asfáltico nos meses seguintes. Como a obra não reiniciou, seguiram as tratativas com representantes estaduais, a fim de alcançar um dos principais anseios da comunidade.

Matheus Muniz, Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro

Assessoria de Imprensa Cerrito RS