23 MAR 2020
MUNICÍPIO DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA E ADOTA NOVAS AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

Confira o decreto completo: https://bit.ly/3bu1Lij

O prefeito municipal de Cerrito, Douglas Rodrigues da Silveira, decretou na tarde de ontem (22) estado de calamidade pública, pelo período de 10 dias, decorrente da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O município de Cerrito não possui, até o momento, nenhum caso do novo coronavírus, portanto as ações são preventivas, visando a saúde pública.

De acordo com o decreto, todos os comércios não essências deverão ter suas atividades suspensas e seus espaços fechados enquanto durar o estado de calamidade, ou seja, até o dia 31 de março do corrente ano, podendo esse prazo ser prorrogado. Poderão funcionar farmácias, clínicas de atendimentos na área da saúde, laboratórios, mercados, supermercados, mercearias, fruteiras, minimercados, restaurantes, lancherias, postos de combustíveis, agropecuárias, veterinárias, bancos, instituições financeiras, borracharias e oficinas mecânicas. Os estabelecimentos de comércio e serviços autorizados ao funcionamento deverão adotar as medidas descritas no decreto.

Em caso de descumprimento das medidas dispostas no decreto, serão aplicadas as penalidades descritas no Código de Posturas do Município, bem como, fica autorizada a cassação do alvará de localização e funcionamento dos infratores. As medidas estão sendo adotadas visando proteger a população da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e para isso a administração municipal conta com o apoio de toda comunidade cerritense.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITAS?

O município está adotando diversas ações em relação ao COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está disponibilizando uma equipe para atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus. Os pacientes que apresentarem os sintomas do novo coronavírus deverão procurar a equipe através de contato telefônico e devem evitar se dirigir até as unidades básicas de saúde.

⚠️ Confira os números para contato em caso de suspeitas:
Unidade Básica de Saúde Central – 3254 1129
Enfermeira Roberta Gomes – 991335033
Enfermeira Nara Menaré – 991151210

Os principais sintomas do COVID-19 são: tosse seca, falta de ar e febre alta. Além disso, pessoas que realizaram viagens aos lugares que possuem o vírus ou tiveram contato com alguém suspeito ou infectado também devem procurar a equipe da SMS.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Cerrito RS