10/09/2019 às 09:10:00
ORI CALDEIRA É O HOMENAGEADO DA SEMANA FARROUPILHA 2019

Nascido em 14 de novembro de 1913, na Vila Cerrito, distrito do município de Canguçu, Ori Vergara Caldeira serviu no ano de 1932 ao Batalhão de Cavalaria Mecanizada de Dom Pedrito (RS). Filho de João Damasceno Caldeira e Haydeê Vergara Caldeira, foi casado com Nilma Hernandes Caldeira e teve nove filhos, 20 netos, 19 bisnetos e 1 tataraneto.

Pecuarista, agricultor e empresário no ramo de olarias de tijolos e telhas, foi um dos pioneiros na exportação de tijolos via férrea para a cidade de Rio Grande, o que movimentou mais impostos e aumento de receita, gerando mais empregos diretos e indiretos no desenvolvimento econômico e social do município.

Ori Vergara Caldeira foi um dos grandes incentivadores da cultura tradicionalista, sendo sócio fundador do CTG Fogo de Chão, contribuiu para a construção do Clube Cerritense, Igreja Imaculado Coração de Maria (Vila Cerrito) e o Hospital da Policlínica São José. Deixou, portanto, um legado de caridade, honestidade e integridade, e por isso foi escolhido pela Prefeitura de Cerrito para ser o homenageado na Semana Farroupilha 2019.