14 JUN 2019
SECRETÁRIO DE AGRICULTURA DO ESTADO, COVATTI FILHO, VISITA CERRITO

O prefeito Douglas Silveira recebeu, na tarde de ontem (13), no Galpão Crioulo Municipal, o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho. O principal tema do encontro foram as ações desenvolvidas pelo Programa Segunda Água, que tem por objetivo garantir acesso à água para produções rurais à população em situação de vulnerabilidade social. Em Cerrito, 30 famílias são beneficiadas pelo programa e todas já receberam a construção de açude em suas propriedades.

Durante o ato, o secretário entregou, a vinte e cinco famílias do interior do município, o kit de irrigação por gotejamento. O kit pode ser utilizado para uma área de até 1.000m² e foram entregues às famílias enquadradas na tecnologia do microaçude com sistema de irrigação. A assistência técnica para instalação e utilização dos kits será efetuada pela EMATER.

Após as entregas, o secretário reuniu-se com os prefeitos da região que estavam presentes, momento em que apresentou novos projetos, metas e ações já desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura do Estado. Enfatizou, ainda, a importância do trabalho desenvolvido pela EMATER e se colocou a disposição dos municípios para incentivar a produção rural.

Em seguida, acompanhado do prefeito Douglas Silveira, do vice-prefeito Alexandre da Rosa e das demais autoridades da região, Covatti se deslocou até o interior de Cerrito, na localidade do Passo do Catão. O secretário visitou o produtor Jorge, que foi beneficiado pelo programa Segunda Água. Na ocasião, o produtor rural apresentou o açude construído em sua propriedade através de programas rurais e salientou a importância do trabalho no campo.

AUTORIDADES PRESENTES

Estiveram presentes os prefeitos de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, Herval, Rubem Wilielsen, Canguçu, Vinicius Pegoraro, Santana da Boa Vista, Arilton Freitas, Piratini, Vitor Ivan e Pedro Osório, Moacir Otílio Alves. Representando o município de Pelotas, Jair Seidel, representantes dos deputados Afonso Hamm, Acácio Motta, e Liziane Baier, André Kisuco. A vereadora Nara Menaré, representando a Câmara Municipal de Vereadores, os secretários e diretores municipais de Cerrito e o secretário de Desenvolvimento Rural e vice-prefeito Alexandre da Rosa. O Presidente da EMATER, Geraldo Sandri, o Gerente Regional da EMATER, Ronaldo Maciel, e o Gerente do Escritório Local da EMATER, Marcos Duarte. O Gerente do Banco do Brasil de Cerrito, Deonir Bartnik. O Diretor do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura do Estado, José Alexandre Rodrigues.

Christian Dias, Matheus Muniz e Pedro Luiz Guerreiro
Assessoria de Imprensa Cerrito RS