14 MAR 2023
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE TREINAMENTO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS
Na última sexta-feira (10) foi realizado um treinamento com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), da cidade e da área rural, no Galpão Crioulo Municipal. Participaram ainda do treinamento, profissionais de fisioterapia e de enfermagem do município.

O intuito é agilizar as notificações de agravo à saúde do trabalhador, uniformizar as informações e padronizar as notificações. Na ocasião, foi apresentado o Plano Operacional Padrão (POP).

Se fez presente no encontro o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Macrosul de Pelotas, que em sua fala, através do técnico em segurança do trabalho e atual coordenador CEREST, Roger Duarte, frisou a prevenção de acidentes no decorrer dos trabalhos elaborais de diversas áreas. Já a fisioterapeuta Dulceneia Alves, em sua fala, debateu com o fisioterapeuta municipal Thiago Calmon sobre a Lesão por Esforço Repetitivo / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), falando da importância no tratamento precoce e a detecção do diagnóstico no início dos sintomas.

A enfermeira Carla frisou que o município de Cerrito atingiu as metas de 2022 com um percentual positivo de notificações. Sendo assim, o referido município poderá ser contemplado com políticas do Governo Federal, dentre os projetos do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS). A coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), Maria da Graça, e o coordenador Rodrigo Eslabão destacam que esse tipo de treinamento é de suma importância para a construção de um projeto qualificado, visando sempre obter a prevenção antes do efeito adverso negativo.

A secretaria de Saúde, Maria Luiza Colvara, parabenizou a coordenação do CEREST de Pelotas pela capacitação e relatou que o município através da Secretariaria de Saúde e da VISAT, está sempre inovando as ações de prevenção, buscando proporcionar uma qualidade de vida melhor para os munícipes.

Autor: Pedro Luiz Guerreiro, Andrei Vilela e Celestino Garcia