10 JAN 2023
REUNIÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS DA ZONA SUL DISCUTE A ESTIAGEM NA REGIÃO
Com a agropecuária como base da economia de seus municípios, prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (9), para discutir estratégias a fim de enfrentar as consequências da estiagem que atinge a região.

Até agora, seis municípios da Zona Sul registraram a situação de emergência junto à Defesa Civil do Estado, mas ao longo desta semana, este número deve crescer significativamente. Durante a reunião, pelo menos 11 manifestaram a intenção de assinar o decreto nos próximos dias, entre eles o município de Cerrito.

SITUAÇÃO EM CERRITO: PREJUÍZOS JÁ ULTRAPASSAM OS R$ 30 MILHÕES

Segundo o laudo técnico emitido pelo Escritório Municipal da Emater, o baixo volume de chuva ocasionou uma redução da vasão das nascentes e nas fontes de água para consumo humano e animal, além do prejuízo causado às plantações. Nos últimos 40 dias, o município praticamente não registrou chuva, os raros registros encontrados não chegaram a 20mm de chuvas irregulares. Atualmente, mais de 100 famílias residentes no interior estão sendo abastecidas por caminhão pipa contratado pelo município.

O relatório apresenta uma estimativa de perdas para a produção rural. A plantação de feijão, por exemplo, pode sofrer queda de mais de 70% em razão da estiagem. A cultura do milho, que é a base para produção leiteira, poderá atingir uma diminuição superior a 60% em seu produto final. As lavouras de soja também foram severamente afetadas, estima-se uma perda de 40% da área total cultivada no município. As condições climáticas, além disso, reduziram de forma drástica a oferta de alimento e água ao gado leiteiro, ocasionando assim uma redução no ganho de peso do animal.

O laudo técnico circunstanciado, que servirá como base para o município decretar situação de emergência, foi emitido levando em consideração a situação climática e seus efeitos, assim como os dados apresentados pelos produtores rurais do município e pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) de Cerrito. O quadro demonstrativo de perdas, levando em conta as áreas atingidas, prevê um prejuízo de R$ 31.891.500,00.
Autor: Pedro Luiz Guerreiro e Andrei Vilela