25 NOV 2021
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE PALESTRAS SOBRE O NOVEMBRO AZUL
Na manhã desta quinta-feira (25), os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente participaram de atividades referentes à prevenção do câncer de próstata. Uma realização da administração municipal, através da Secretaria de Saúde.

O evento foi coordenado pelo psicólogo Everton Tavares e contou com palestras com o tema “Reflexões a respeito do Novembro Azul - Saúde do Homem”.  O público alvo teve a oportunidade de fazer indagações e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Falaram sobre o assunto o médico Lucas Echenique, que abordou a prevenção do câncer de próstata; e o professor de educação física Cleberson Reinhardt, que destacou a Importância da prática de atividades físicas para a saúde do homem.

Para o psicólogo Everton Tavares, a realização do evento foi muito produtiva e destaca: “Encontros como este facilitam o debate e ajudam muito a esclarecer dúvidas sobre o assunto. Mostra que a detecção inicial de qualquer anormalidade com a saúde é mais fácil ser tratada”

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozóides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Medidas preventivas, segundo o INCA, incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Fonte: Secretaria de Saúde - Cerrito-RS
Autor: Christian Dias e Pedro Luiz Guerreiro