03 NOV 2021
PONTE DO PASSO DOS HERES ESTÁ SENDO RECONSTRUÍDA
Durante a semana passada, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente (SSUTMA), realizou a primeira etapa para a reconstrução da ponte do Passo dos Heres. Primeiramente foi realizada a retirada dos destroços da ponte e a construção de novas bases de concreto.

Os técnicos da SDR explicam que, para manter a estabilidade na cabeceira do lado norte, a equipe enfrentou dificuldades, devido a necessidade de assentar o concreto na rocha. Para realizar o trabalho de fixação, com a aderência necessária, foi preciso perfurar a rocha em 14 pontos e colocar pinos que irão evitar o deslocamento da cabeceira.

Segundo o responsável pela pasta da SDR, Marcus Vinicius Duarte, o atraso na execução foi ocasionado pelo nível da água que não permitia a realização do trabalho. E que a obra deve dar uma solução permanente para o problema de instabilidade desta ponte.

Feita a concretagem, os trabalhos ficam suspensos até que ocorra a secagem da sapata. Posteriormente serão feitas as caixas para a colocação das malhas de ferro e elevar as paredes que sustentarão a estrutura de madeira da ponte. O serviço está sendo executado conforme o projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do município, que também é responsável pela fiscalização da obra.