24 JUL 2020
CERRITO SEGUE FAZENDO SUA PARTE E O APOIO DA POPULAÇÃO É ESSENCIAL NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS

Desde o início de março, a administração municipal de Cerrito tem adotado diversas medidas de enfrentamento ao coronavírus. E agora, mais do que nunca, essas ações continuarão sendo realizadas e para isso contamos com o apoio essencial de nossa população.

• ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, o Executivo decretou que todos os prédios públicos funcionariam com metade dos servidores. Assim como foi disposto em decreto para que os comércios fizessem o mesmo. Os setores públicos estão trabalhando, com contingente de 50% nos serviços não essenciais, em regime de tele trabalho, para pessoas dos grupos de risco, ou em formato de escala.

• FISCALIZAÇÃO

Uma das ações que mais tem se mostrado eficazes nesta luta, é a fiscalização. O grupo de fiscais municipais têm atuado 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com o apoio da Brigada Militar, a fiscalização atua em comércios, filas, locais públicos e privados onde possam estar acontecendo aglomerações.

• USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

O uso obrigatório de máscaras foi decretado pelo Governo do Estado e será ainda mais rigoroso em Cerrito. Na manhã de hoje (24) um projeto de lei do Executivo prevê multas às pessoas que estejam sem máscaras em locais públicos. A ação foi questionada através de uma enquete no facebook da Prefeitura de Cerrito e apoiada pela população com 90% dos votos, de um total de mais de mil participações.

• BARREIRAS SANITÁRIAS

As barreiras sanitárias realizadas diversas vezes pela Vigilância Sanitária, atuaram nas entradas do município e seguirão acontecendo. Entre as atividades realizadas durante as barreiras, estão a desinfecção das rodas dos veículos, a medição de temperatura de motoristas e passageiros, aplicação de vacinas contra a gripe e orientações sobre a prevenção do coronavírus.

• DESINFECÇÃO DE RUAS

A desinfecção de ruas reúne funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Serviços Urbanos, Trânsito e Meio Ambiente, e é coordenada pela Vigilância Sanitária de Cerrito. A ação, que já havia sido realizada no município, se repetiu nesta semana e contemplou toda a cidade e nos próximos dias será realizada também no interior de Cerrito. É mais uma forma de proteger nossa população.

• DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL

O município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, distribui, de forma gratuita, máscaras e álcool em gel para a população e comerciantes de Cerrito. Foram doadas, entre 14 de abril e 23 de julho deste ano, 1.386 máscaras e 152 tubos de álcool em gel 250ml somente aos comércios, beneficiando 70 comércios locais. Foram adquiridas mais de 6 mil máscaras que estão sendo distribuídas à comunidade e mais de 30 litros de álcool gel foram distribuídos para a população.

• INTERDIÇÃO DE LOCAIS PÚBLICOS

Além disso, para evitar aglomerações a administração municipal interditou as entradas do Camping Municipal, pracinhas e academias públicas ao ar livre.

• DENÚNCIAS A ATENDIMENTOS

A administração municipal disponibilizou um telefone para contato, 24 horas por dia, para denúncias contra o descumprimento das ações municipais de enfrentamento de coronavírus. O número para contato é o 53 99164 8832. Em casos de suspeitas de coronavírus ou sintomas gripais os números de contato são: Unidade Básica de Saúde Central, 3254 1129, até as 16h30min e 99105 7186, plantão 24 horas.

Essas são algumas das ações realizadas pela administração municipal de Cerrito, que, desde o começo da pandemia, tem tratado nossa população com seriedade e visando sempre a saúde de todos. Vale salientar que a primeira ação da Vigilância Sanitária aconteceu em 20 de março. Cerrito está fazendo sua parte: fiscalizando e contando com o apoio da população para que possamos passar por essa pandemia com os menores danos possíveis. Estamos fazendo nossa parte, faça a sua também!