26 JUN 2020
PREFEITURA RETOMARÁ A REALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação (SAS) dará continuidade a inclusão dos munícipes no programa Cadastro Único do Governo Federal. A retomada do serviço será a partir da próxima segunda-feira (29), no horário das 7h30 às 13h30, na rua Dr. Jacques da Rosa Machado ao lado do ginásio de esportes.

O secretário municipal de Assistência Social, Ronaldo Torres, explicou que todo atendimento deverá obedecer às regras vigentes, respeitando o distanciamento social de dois metros entre pessoas e evitando aglomerações. Só entrará uma pessoa por vez na secretaria usando máscara, como manda a regra de prevenção.

De acordo com o prefeito Douglas Silveira essa ação visa garantir os benefícios a população. “Estamos passando por uma situação muito difícil, onde muitas famílias perderam suas rendas. E esse é um serviço essencial para a garantia de direitos e benefícios sociais”, afirmou o prefeito.

O cadastro é um conjunto de informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade social. Essas informações são utilizadas pelo governo federal, pelos estados e pelos municípios para a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas pessoas.

➡ Quem pode se cadastrar:
Famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total. A SAS cadastra famílias da área urbana e da área rural do município.

➡ Programas e benefícios sociais que utilizam o Cadastro Único:
Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias:
* Programa Bolsa Família
* Programa Minha Casa, Minha Vida
* Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
* Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI
* Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
* Carteira do Idoso;
* Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
* Programa Brasil Carinhoso;
* Programa de Cisternas;
* Tarifa Social de energia elétrica e água;
* Passe Livre para pessoas com deficiência;
* Isenção de Taxas em Concursos Públicos;

Para obter mais informações entre em contato com a Secretaria de Assistência Social, através do telefone 32541185.